Andressa Tamie

Porque viver com Deus é fazer a diferença

AutoComiseração – Uma raiz de rejeição

Imagem

Hoje nós vamos falar sobre AUTOCOMISERAÇÃO, mas peraí.. o que é autocomiseração? Como identifica-la?

Talvez você não saiba o que é, mas hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse mal que atinge muitos e  aprisiona!!

AUTOCOMISERAÇÃO: é ter compaixão de si mesmo, é sentir pena, dó de si próprio…”

Jesus se compadece de nós, teve compaixão do ser humano, dos nossos sofrimentos; e como discípulos de Cristo não seria diferente sentirmos compaixão pelo próximo.

Mas e quando sentimos compaixão de nós mesmos? …..Dos nossos sofrimentos?

Jesus nos disse em João 16:33, que no mundo passaríamos por aflições, mas que era para termos “bom animo”, pois Ele venceu o mundo, e Nele somos mais que vencedores.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas  tende bom ânimo, eu venci o mundo.”(João 16:33)

Pessoas que sofrem de autocomiseração passam por aflições como qualquer outra pessoa, porem estão tão agarradas nas situações que não conseguem vencer suas próprias debilidades, podendo assim impedir delas enxergar o mundo como Deus vê….

Essas pessoas são presas fáceis de satanás, vejamos alguns pontos:

Uma das características dessas pessoas é que ainda não descobriram sua identidade em Deus, não sabem quem são em Cristo (ou não tomaram posse do que são), e posso ir um pouco mais além em afirmar que elas também não sabem quem são em Deus e o Deus que elas servem…

Vamos imaginar o seguinte, Deus mandou seu filho Jesus para nos resgatar do Império das Trevas, Ele (Jesus) morreu para nos religar ao Pai, e Deus Pai nos aceitou de braços abertos…nos acolheu no seu Reino de Luz…mas….. imagine agora nós nos sentindo miseráveis, sem valor algum…presos, nos culpando das coisas passadas… Vamos pensar agora, como Deus Pai se sentiria com essa postura nossa?…

Talvez a maioria desses cristãos que desenvolveram a autocomiseração (me refiro assim, pois acaba se tornando um habito) podem até saber de ‘cor e salteado’ os versículos que falam sobre quem eles são em Deus, e quem Deus é…mas não passa de TEORIA.. porque na pratica, a realidade é bem diferente…!!

É preciso se despor da identidade que o mundo dá, e aceitar a identidade que Deus nos oferece…

Saber nossa identidade em Deus faz toda a diferença, o Senhor nos chama e nos aceita como filhos, mas para que esse relacionamento flua é preciso que o aceitamos como PAI… (Romanos 8:14-15)

Outra característica dessas pessoas é que são presas no passado… a bíblia firma que quando aceitamos a Cristo somos novas criaturas e as coisas velhas já se passaram…(2 coríntios 5:17), porem o passado delas é mais real do que o presente e querendo elas ou não, seu presente é influenciado pelas questões más resolvidas do seu passado…

O Senhor nos ensina a esquecer das coisas que para trás ficam e correr em direção ao alvo (Filipenses 3:13) pois para viver o novo de Deus é preciso se desprender do velho…

“… mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e  avançando para as que estão diante de mim,(Filipenses 3:13)”

Como consequência de não conseguir se desprender do passado isso acaba acarretando em feridas na alma, raiz de amargura, agravando ainda mais o estado da pessoa que tem a autocomiseração.

Em Hebreus 12:15 fala para termos cuidado para que nenhuma raiz de amargura brote em nossos corações… importante ressaltar de que essa raiz de amargura já foi uma sementinha, e que o diabo através de pessoas e situações lançou no coração, que por ventura achou terra fértil para se desenvolver e criar raiz…

Largar os hábitos da auto comiseração não é tarefa fácil, é preciso POSICIONAMENTO, é preciso buscar conhecer quem és realmente em Deus, a sua identidade, e tomar posse dela… é preciso decidir largar o passado e abrir o coração para que Deus venha a curar todas as feridas…

A Autocomiseração é uma prisão que nos impede de fluir no nosso chamado, impede de experimentar o amor pleno de Deus… e ofusca nossa visão em relação ao futuro e as pessoas que estão ao nosso redor… 

Para que haja uma transformação genuína é preciso buscar uma renovação na mente ( Romanos 12:1-2).. pois devido ao passado e ao sistema do mundo nossa mente está programada a seguir o padrão deste mundo…sem a renovação da nossa mente é impossível experimentarmos a BOA, PERFEITA e AGRADAVEL vontade de Deus…

Deus espera apenas que nos posicionamos e que não aceitamos essa condição de satanás pisar em nós, Ele espera que ocupemos o lugar que Ele nos oferece (de filhos de Deus) e não de pessoas ‘mendigando’ atenção alheia, se fazendo de coitadinho para conseguir a atenção das pessoas suprindo assim uma carência, ou melhor…uma raiz de rejeição.

Ou seja, a autocomiseração é nada mais nada menos que uma raiz de rejeição… Onde as pessoas procuram ser aceitas, procuram atenção, procuram amor…  se sentem inferiorizadas e injustiçadas pelas diversas situações que passaram culpando ate mesmo Deus consciente ou inconscientemente…

Decida hoje ser livre dessa prisão que te impede de caminhar, se posicionando diante de Deus que não importa o que passou… ou o que ainda ira passar… importa que Deus ira passar com você…

Deus nos ama do jeitinho que somos… somos o sonho que Ele um dia sonhou… não somos apenas mais um no meio de tantos…SOMOS UNICOS.. e tenho certeza que cada um tem algo para cumprir nessa terra… aceite o amor do Pai,  Ele não nos rejeita… mas nos ama incondicionalmente!!!

Deus espera que alcancemos voos mais altos, e não que fiquemos nos rastejando…!!

Deus nos abençoe!!!

Andressa Tamie

Anúncios

26/08/2013 - Posted by | Uncategorized | , , , , , ,

4 Comentários »

  1. Oi Andressa! Muito bom este seu artigo. Quando minha mãe soube que estava grávida de mim, ela havia acabado chegar ao Brasil, fugindo da guerra, tinha uma filha de 5 anos e um bebê de 10 meses no colo. Ela disse: “Grávida? Não quero um filho agora!”. Foi o suficiente para criar no meu campo espiritual uma raiz de rejeição. Eu não falava quando criança e cresci com um medo pavoroso de falar com pessoas. E passei, como você conta, mais de 40 anos da minha vida alimentando uma autocomiseração. Eu apenas gostaria de acrescentar que sozinhos, ou seja, com a nossa própria força de vontade, não é possível se livrar de uma raiz de rejeição, mas com a ajuda do Espírito Santo, pois é Ele quem faz esta transformação em nós e a cura é total e impressionante! Conversar com o Espírito Santo em nosso jardim secreto (no quarto, a sós, sem a interferência de ninguém e nos derramando por completo pedindo ajuda). Hoje vivo completamente livre deste mal e nada pode abalar a estrutura que DEUS reconstruiu em minha vida! Que DEUS abençoe a todos!

    Comentário por Jocelyne Forrat | 16/09/2013 | Responder

  2. Muito edificante ,que Deus continue te dando sabedoria para falar sobre este assunto que afeta muitos crentes.

    Comentário por Jose Eduardo Barboza | 22/05/2014 | Responder

  3. Gostei muito da abordagem do assunto.Muito esclarecedor e didático.OBRIGADA AO SENHOR PELO VASO DISPONÍVEL AO REINO.DEUS SEJA GLORIFICADO ATRAVÉS DA SUA VIDA.
    IRMÃ
    Tania

    Comentário por Tania | 29/05/2017 | Responder

  4. Senhor Jesus! Oh Senhor Jesus!

    Bendito seja Deus pela sua palavra e pelos arautos que Ele utiliza para dispensar sua graça.
    Essa é uma palavra de vida e edificação para toda alma cansada.
    De fato somos filhos de Deus. “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai”
    Que Deus nos leve sempre a reconhecer e dar testemunho desta identidade que temos N’ele.

    Que o passado realmente seja esquecido para tomarmos posse daquilo que temos no presente em Deus.

    De maneira que o diabo não alcance vantagem sobre nós pois não lhe desprezamos os desígnios.

    Obrigado por esta palavra que foi de grande ajuda para mim.

    Que Deus continue abençoando ricamente este ministério.

    Comentário por Davi Josué da Silva | 07/06/2017 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: